BANDEIRA

Bandeira do Município de Jandira

A Bandeira do Município de Jandira está instituída pela lei 1346. O pavilhão obedece à medida padrão da Bandeira Nacional, confeccionado em tecido branco. Ao centro, apresenta o brasão de armas do município.

 


Brasão da cidade de Jandira

BRASÃO


O Brasão do Município de Jandira foi elaborado por uma comissão de vereadores durante a primeira legislatura da Câmara Municipal e aprovado em 21 de abril de 1967 nos termos das leis 4/67 e 5/67.

 


ABELHA E COLMÉIA DE OURO

O círculo com a abelha e colméia de ouro está inserido no primeiro quadro azul de goles, elemento que, por sua vez, faz referência às intrépides, às grandes conquistas e à disposição do povo de Jandira ao trabalho construtivo. O nome da cidade, de origem brasílica, deriva de JUND-EIRA, cujo significado é abelha de mel ou melífera.

 


POLIA DE OURO

No segundo campo em azul há uma polia de ouro para simbolizar a indústria, representada pelo setor frigorífico-- neste caso o Frigorífico Jandira Sociedade Anônima. O terceiro campo, preenchido em verde, destaca a esperança e a riqueza do solo fértil da cidade no qual grande parte de seus habitantes desenvolviam nos primórdios atividades agropecuárias.

 


COROA MURAL DE PRATA

De modo geral, no Brasil, esta peça vem desenhada com uma torre e duas ameias, como verifica-se com os brasões do Estado de São Paulo e do município de São Paulo.

 


ESCUDO DA COROA

Está colocado sobre a porta principal da Coroa Mural. Este escudo é do blao (azul) e abriga em seu interior uma Flor de Lis de prata, que remete à Padroeira da Cidade.

 


FAIXA DE PRATA ONDULADA

É o simbolo do rio Barueri- Mirim, afluente do rio Tietê, hidrovia pela qual flutuou os batelões das bandeiras ou Monções fluviais com os Bandeirantes que fixaram no mapa da América a fisionomia geográfica do Brasil.


LISTEL DE PRATA

Este metal é o utilizado por representar a pureza dos ideais comuns. Sobreposto, em vermelho, há gravada a legenda "Se o Senhor não guardar esta cidade, em vão vigiará a sentinela" (NITI DOMINUS CUSTODIERIT CIVITATEM, IN VANUN VIGILAT CUSTOS) em letras vermelhas.

SALMO 127 (126)

Deus dá vida aos seus amigos.

1 - Cântico das subidas. De Salomão.
Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores.
Se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas.
2 - É inútil que vocês madruguem e se atrasem para deitar, para comer o pão com duros trabalhos: aos seus amigos, ele o dá enquanto dormem!
3 - A herança que o Senhor concede são os filhos, seu salário é o fruto do ventre:
4 - Os filhos da juventude são flechas na mão de um guerreiro.
5 - Feliz o homem que enche sua aljava com elas: não será derrotado nas portas da cidade quando litigar com seus.


RAMO DE LOUROS

Na cor natural, é a representação da glória, da recompensa justa do trabalho cívico, útil e profícuo, valores constantes do povo de Jandira.

 

 


RAMO DE CARVALHO

Na sua cor tanto é a ação (o trabalho constante), como, também, o estudo, o ensino, para lembrar o Instituto José Manoel da Conceição, o grande pregador que, ao repousar das andanças, buscava a sombra de uma árvore que ficou conhecida por "FIGUEIRÃO". Esta árvore deveria ser declarada monumento histórico para ter garantida sua preservação do extermínio e de ataques de vandalismo.

 

 

 

Celular ou tablet?  O Site da Prefeitura é acessível!

Tweets

Mais um evento cultural de Jandira! Não perca amanhã, a partir das 14 horas, no Espaço Biguá. https://t.co/9NsaBRZT3m
Casais de Jandira celebram Casamento Comunitário Acontece, neste sábado (27/05), a partir das 15 horas, o... https://t.co/mZAROygfhC
Regularização fundiária: Vila Carolina é o primeiro loteamento a ser regularizado A Vila Carolina, localizada... https://t.co/6ogBMu8Vi0
Marque aí na sua agenda! É amanhã, 19/05, a partir das 19h, no Teatro Municipal Luiz Gonzaga, o lançamento... https://t.co/lNm7HWGMsr
Jandira entra na Luta Antimanicomial Na próxima sexta-feira (19/05), a praça Aniello Gragnano (Centro) recebe as... https://t.co/8osSQFP4ya

Newsletter

Receba em primeira mão nossos alertas!

  • Editais / Licitações
  • Concursos Públicos
  • Notícias e  Informações

Contate-nos

 Rua Manoel Alves Garcia, 100 - Jd. São Luiz
T: 11 l 4619 8200
   F: 11  l  4619 8205