Jandira conta com atendimento 24 horas do SAMU

A população de Jandira, em caso de emergências médicas, pode contar com o importante atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que funciona 24h, todos os dias. O SAMU de Jandira conta com 25 profissionais, divididos por turnos de 4 plantões, diurnos e noturnos, além de uma Unidade de Suporte Básico (USB). Integram as equipes médicos, enfermeiros, motoristas, coordenadores, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Além de ter uma sede própria, que conta com um projeto de ampliação, todos os profissionais do SAMU de Jandira estão 100% capacitados como socorristas, com o curso específico de treinamento para o SAMU, que tem duração de 6 meses. A média mensal de atendimentos é de 150 a 200, e varia de acordo com o clima e a época do ano.

Atendimento

As equipes atendem emergências com idosos, vítimas de acidentes de trânsito, mas a maior incidência de atendimentos é com gestantes. Vários partos já foram realizados pela equipe, quando não há tempo suficiente de encaminhar a gestante ao hospital de referência, que é sempre determinado pela Central de Regulação do SAMU, que fica em Itapevi.

O SAMU de Jandira integra um consórcio da Região Oeste, que também atende os municípios de Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. O SAMU presta atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e orienta o paciente ou quem fez a ligação sobre os primeiros procedimentos. Nesse momento, é muito importante que as informações sejam passadas de forma clara para a equipe. É feita uma triagem e, em caso de necessidade, via rádio, a central aciona o SAMU de Jandira.

Inauguração do estádio municipal conta com a presença do ex-jogador Cafú
UPA 24 horas começa atendimento a partir do dia 25 de março
IPTU 2019 já disponível ao cidadão
Inscrições para novo concurso público de Jandira já estão abertas