Prefeitura de Jandira implanta melhorias na Merenda Escolar

Publicada em 16/01/2018

Setor responsável estimula hábitos alimentares saudáveis entre os alunos e trabalha com o intuito de sempre inserir alimentos de qualidade

Com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda escolar servida aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Jandira iniciou o processo de contratação de uma equipe de Agricultura Familiar para fornecimento dos alimentos. O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar já realizou o Chamamento Público para aquisição dos alimentos e, em breve, o nome da cooperativa vencedora será publicado.  As cooperativas participantes são formadas por agricultores rurais, indígenas ou quilombolas. A empresa vencedora irá fornecer para a Prefeitura produtos como maçã, banana, macarrão, arroz, feijão, leite e suco.

A medida tem a intenção de oferecer uma alimentação mais saudável aos alunos matriculados nas escolas de Jandira. O Departamento de Nutrição e Alimentação da Prefeitura – que conta com quatro nutricionistas e uma técnica em nutrição – tem estimulado os hábitos alimentares saudáveis e inserindo alimentos de qualidade nas escolas, como a banana orgânica que uma cooperativa irá fornecer.

Esses alimentos são benéficos ao organismo, pois são isentos de agrotóxico e não oferecem nenhum risco para a saúde. Segundo o setor, uma alimentação equilibrada oferecida para as crianças em fase escolar traz como benefício a diminuição de riscos de doenças crônicas como como obesidade, desnutrição, diabetes, níveis de colesterol elevado e hipertensão arterial.

Números

Diariamente, a Prefeitura serve mais de 25 mil refeições aos alunos das escolas municipais. São cerca de 10.700 alunos, matriculados nas unidades escolares de ensino fundamental, infantil e EJA.

Nas creches, são oferecidas 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Já nas EMEB’s e EJA’s, são servidas 2 refeições diárias (café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde, dependendo do horário do aluno).

Prefeitura abre Chamamento Público para contratação de motoristas de ambulância
Violência contra a mulher: Serviço Mão Amiga atua no acolhimento das vítimas
Audiência Pública da Saúde será realizada via internet
Confira o cronograma da entrega dos itens da merenda do mês de maio
Chamamento Público Emergencial é prorrogado para até 18 de maio
Inscrições para Concurso Público do município terminam em 11 de maio
Campanha de Vacinação contra a Influenza é prorrogada até 5 de junho
Administração do velório municipal convoca familiares para exumação
Jandira faz Chamamento Público Emergencial para contratação temporária de profissionais durante a pandemia
Jandira recebe testes rápidos para detectar o novo coronavírus
© 2020 - Prefeitura Municipal de Jandira. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por WJ Siviero.