25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Esta importante data surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, com o intuito de dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente. Na ocasião estabeleceu-se o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987 o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela foi uma liderança quilombola, que chefiava o Quilombo Quariterê próximo à fronteira do Estado do Mato Grosso com a Bolívia sob a liderança da Rainha Tereza, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770.

Nesse contexto, as mulheres negras estão lutando para transformar a realidade para superar as desigualdades e construir uma nova cultura sem opressão de gênero e sem racismo.

Sendo assim, a Diretoria de Políticas para Mulher e Igualdade Racial, deseja a todas as guerreiras negras, latino-americanas e caribenhas a sua valorização e a consolidação de políticas que façam com que sua histórias se construam de forma igualitária e próspera.

25 de Julho simboliza a luta de uma guerreira.

Quatro playgrounds são instalados e fazem a alegria das crianças com segurança
Jandira Plaza Shopping recebe vacinação contra o sarampo nessa sexta-feira (9)
11 cidades participam da 13ª edição do Jatijan, que inicia nesta segunda-feira (5)
Novos conselheiros do Iprejan são empossados em cerimônia realizada na sede do instituto