Jandira adere ao programa Parcerias Municipais em busca de verbas para o município

O município de Jandira aderiu ao programa Parcerias Municipais do Governo do Estado que oferece bonificações financeiras aos municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto foi apresentado pelo governador João Dória, na manhã desta quinta-feira (22), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. Trata-se da colaboração entre Estado e prefeituras para otimizar as políticas públicas de cada cidade, respeitando as características de cada localidade e reduzindo desigualdades regionais.

Inicialmente, são sete metas a serem cumpridas, sendo três na Educação e duas em Saúde e Segurança Pública. O prefeito Paulo Barufi esteve presente na cerimônia e falou as metas. “São três áreas extremamente importantes para a população e vamos buscar o mais rápido possível atingir esses objetivos para que o município seja beneficiado com os recursos do Estado” ressaltou.

A definição dos índices que serão pactuados será feita ao longo da execução do programa, mas o prefeito falou sobre a situação atual. “Nós temos mais de 50% de vagas nas creches, temos 100% de crianças na educação infantil e estamos no fundamental I com o IDEB acima da meta do município. Temos que cuidar da saúde, principalmente mortalidade infantil e mortalidade materna, que nossos números são pequenos e a questão da segurança, que é o principal, roubos e assaltos” afirmou.

O sistema de bônus é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o Governo do Estado oferecerá bônus financeiro para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada.

METAS INICIAIS DO PROGRAMA PARCERIAS MUNICIPAIS

Ampliação de acesso à creche

Universalizar acesso à pré-escola

Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental