Prefeitura realiza campanha para prevenção da Tuberculose no município

Publicada em 11/09/2019

O exame pode ser realizado em todas as UBS’s sem a necessidade de guia médica

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará do dia 09 ao dia 23 de setembro a Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. A campanha tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença e será realizada em todas as UBS’s do município.

As pessoas que apresentam sintomas, como tosse, há mais de duas semanas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para serem orientadas sobre a realização do exame. Pessoas vivendo com HIV, privados de liberdade, população de rua, povos indígenas, profissionais da saúde e moradores que vivem em comunidades fechadas devem realizar o exame independente do tempo de tosse.

O exame que detecta a tuberculose é o de baciloscopia (escarro), realizado gratuitamente para toda população. Para realização, não é necessário de guia médica, basta falar com a enfermeira da UBS durante o horário de funcionamento.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples e rápido, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo.

A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

Prefeitura abre Chamamento Público para contratação de motoristas de ambulância
Violência contra a mulher: Serviço Mão Amiga atua no acolhimento das vítimas
Audiência Pública da Saúde será realizada via internet
Confira o cronograma da entrega dos itens da merenda do mês de maio
Chamamento Público Emergencial é prorrogado para até 18 de maio
Inscrições para Concurso Público do município terminam em 11 de maio
Campanha de Vacinação contra a Influenza é prorrogada até 5 de junho
Administração do velório municipal convoca familiares para exumação
Jandira faz Chamamento Público Emergencial para contratação temporária de profissionais durante a pandemia
Jandira recebe testes rápidos para detectar o novo coronavírus
© 2020 - Prefeitura Municipal de Jandira. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por WJ Siviero.