Secretaria de Saúde define ações para o Dezembro Vermelho na cidade

Publicada em 06/12/2019

O "Dezembro Vermelho" é uma ação mundial de combate à Aids e todos os municípios brasileiros têm iniciativa específicas para conscientizar a população

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá desenvolver várias ações durante a campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à Aids. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da SÍFILIS.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é dia 1º de dezembro, mas o mês inteiro passa a ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República.

A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e ainda é uma das cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 a 34 anos de idade em São Paulo. Tal doença ataca as células de defesas do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. O HIV pode ser transmitido através do sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral), do compartilhamento de seringas e agulhas, da transfusão de sangue contaminado, de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS até o momento não tem cura, e ainda representa um problema de saúde pública de grande relevância.

Em Jandira a programação da Campanha inclui:

A população contará com orientações sobre prevenção de IST/ HIV- AIDS.

A Campanha “Fique Sabendo”, acontece de 2 a 6 de dezembro em todas as UBSs, e no dia 7 de dezembro será uma ação EXTRA MURO, que acontecerá no AMEJ das 9h às 17h.

Pacientes atendidos na UPA de Jandira podem retirar medicamentos pós-consulta
Inscrições para o Chamamento Emergencial 03/2020 estarão abertas entre 15 e 29 de julho
Prova do Concurso Público é remarcada e inscrições serão reabertas
Toda população pode ser vacinada contra a gripe até 24 de julho
Terceira entrega dos itens da merenda inicia na quinta-feira, 25 de junho
Centro de Combate ao Coronavírus de Jandira atende em novo endereço
Contratação de motoristas de ambulância em Jandira termina em 15 de junho
Cuidados e prevenção no combate à Febre Amarela
Prefeitura abre Chamamento Público para contratação de motoristas de ambulância
Violência contra a mulher: Serviço Mão Amiga atua no acolhimento das vítimas
© 2020 - Prefeitura Municipal de Jandira. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por WJ Siviero.