Cuidados e prevenção no combate à Febre Amarela

Publicada em 05/06/2020

A vacina é a melhor prevenção contra a doença que é transmitida pelo Aedes Aegypti em áreas urbanas

A prevenção ao coronavírus é a maior preocupação de todos neste momento de pandemia, mas é necessário manter o alerta para outras doenças. Entre elas, a população deve tomar cuidado com a Febre Amarela.

A doença é causada por um vírus transmitido pelo Aedes Aegypti em áreas urbanas, não tendo transmissão de pessoa para pessoa, mas é fundamental eliminar criadouros do mosquito. Um pouco de água parada é o bastante para sua reprodução. Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água, além de encher pratinhos de vasos com areia até a borda, são algumas das formas de combate ao Aedes Aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

Vacina

Para manter-se seguro em relação à Febre Amarela, a vacina é a forma mais eficaz, sendo preciso apenas uma dose para proteger a pessoa durante toda a vida.

Em Jandira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a aplicação das doses em todas as UBSs, durante o ano todo, sendo recomendada aos munícipes de 9 meses a 59 anos de idade.

O município não está situado em área de risco da doença, mas é importante os cuidados e a imunização, já que há cidades em São Paulo e outros estados com circulação do vírus, segundo o Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter em dia todas as vacinas, principalmente as crianças.

Toda população pode ser vacinada contra a gripe até 24 de julho
Terceira entrega dos itens da merenda inicia na quinta-feira, 25 de junho
Centro de Combate ao Coronavírus de Jandira atende em novo endereço
Contratação de motoristas de ambulância em Jandira termina em 15 de junho
Cuidados e prevenção no combate à Febre Amarela
Prefeitura abre Chamamento Público para contratação de motoristas de ambulância
Violência contra a mulher: Serviço Mão Amiga atua no acolhimento das vítimas
Audiência Pública da Saúde será realizada via internet
Confira o cronograma da entrega dos itens da merenda do mês de maio
Chamamento Público Emergencial é prorrogado para até 18 de maio
© 2020 - Prefeitura Municipal de Jandira. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por WJ Siviero.