Maestro João Carlos Martins inaugura série de eventos festivos em comemoração ao aniversário de Jandira

Data: 29/05/2023 - Categoria: Notícias - A+ A-

O concerto não apenas enriqueceu a comemoração do aniversário da cidade, mas também firmou Jandira como um epicentro cultural de santuário regional e nacional

A Prefeitura de Jandira teve a honra de protagonizar o início das festividades em celebração ao aniversário da cidade com um evento espetacular realizado pelo pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins. A ocasião marcou não somente o lançamento do calendário de eventos festivos, mas também o primeiro concerto do ciclo de despedida da carreira do músico.

O maestro João Carlos Martins, figura icônica da música erudita, escolheu Jandira como palco para iniciar sua jornada de despedida dos palcos, marcando um momento histórico tanto para a cidade quanto para a música clássica. No último sábado, 27 de maio, exatamente no dia que veio ao município, o maestro anunciou, através de suas redes sociais, a contagem regressiva para sua retirada dos palcos, após uma carreira ilustre. O concerto realizado em Jandira foi o primeiro de uma série de apresentações que culminarão no último concerto, agendado para maio de 2025, no Carnegie Hall, em Nova York, a casa de concertos mais famosa da cidade.

Em uma entrevista exclusiva concedida à equipe de comunicação da Prefeitura de Jandira, João Carlos Martins registrou suas memórias afetivas com o município, destacando a importância que Jandira teve em sua carreira. “Eu, durante 25 anos, morei em Nova York e Jandira. Tenho grandes recordações de Jandira e é uma cidade que me trouxe, inclusive, muita sorte, porque foi um período muito bom na minha carreira de pianista. Então, é uma honra estar aqui para mostrar a campanha da Bachiana Filarmônica SESI-SP de democratização da música clássica”, disse o maestro. “Eu desejo que Jandira continue representando a região, o estado de SP e certamente o Brasil”, completou.

A apresentação em Jandira também serviu como plataforma para o maestro apresentar a campanha da Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma orquestra notável que une jovens talentos e músicos vivenciando de diversas idades, sob a direção artística do próprio João Carlos Martins. Fundada em parceria entre a Fundação Bachiana e o SESI-SP, a orquestra desempenha um papel crucial na promoção da música erudita, bem como no desenvolvimento artístico e profissional de seus membros.

“A Bachiana já atingiu 17 milhões de pessoas ao vivo. Ela está cumprindo sua missão no Brasil. Sem dúvida alguma, é a principal orquestra da iniciativa privada na América Latina e eu tenho muito orgulho de ser o maestro e, por acaso, hoje coincide porque, no meu Instagram, eu contei e comecei a mostrar a contagem regressiva. Vou abandonar os palcos. Estou com 83 anos. Dia 5 de maio de 2025, em Nova York, no Carnegie Hall, e hoje é o primeiro concerto da contagem regressiva. Vão ser cerca de 200 concertos até maio de 2025. Hoje é o primeiro”, celebrou e enfatizou o artista.

A Bachiana Filarmônica SESI-SP já impactou positivamente a vida de milhões de brasileiros, apresentando-se em cidades do interior do Estado, periferias das grandes cidades e em palcos representados internacionalmente, como o Carnegie Hall e o Lincoln Center em Nova York. Com 65 (sessenta e cinco) músicos talentosos, a orquestra oferece oportunidades de bolsa-auxílio para jovens músicos em diferentes níveis de desenvolvimento, demonstrando seu compromisso com a formação e promoção da excelência na música clássica.

O prefeito da cidade, Henri Hajime Sato, o Doutor Sato, expressou seu orgulho em sediar este evento inaugural e enalteceu a contribuição artística e cultural de João Carlos Martins e da Bachiana Filarmônica SESI-SP. Como sinônimo de gratidão, respeito e admiração, o líder político aproveitou a ocasião para entregar uma placa de honra ao mérito ao maestro.