Saúde de Jandira realiza evento de encerramento da Campanha Outubro Rosa

Data: 31/10/2021 - Categoria: Notícias - A+ A-

A Campanha foi marcada por diversas atividades, que permitiram uma verdadeira mobilização na luta contra o câncer de mama.

O último evento da campanha Outubro Rosa, foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Sagrado Coração no último dia 27. Esse evento de fechamento contou com: teste rápido Hepatite B e C, atendimento médico, massoterapia, realização de exame preventivo (Papanicolau), roda de conversa, zumba, apresentação de dança, diversos brindes entre flores, palestras sobre saúde bucal, e atualização da caderneta de vacinação adulta.

Os pontos altos do evento de encerramento do Outubro Rosa foram: a expressiva participação da comunidade, tanto na organização quanto nas atividades, e também o grande número de atividades e brindes distribuídos.

Como não poderia ser diferente, foram destacadas diversas referências sobre os principais sintomas que o câncer de mama apresenta (leia mais em: https://jandira.sp.gov.br/noticia_completa.php?id=267 )

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde: ampliou a capacidade de realização de mamografia em mais de 50%; realizou palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde, além de Escolas, ONGs, CRAs e NICs da cidade; e manteve no mínimo um profissional capacitado para realização do  exame preventivo (conhecido também como Papanicolau) em cada UBS.

A Secretaria de Saúde ressalta que, apesar de finalizada a campanha, o trabalho no combate ao câncer de mama continua na cidade, por isso, a orientação é de que, todas as mulheres com 45 anos ou mais, façam os exames preventivos contra esta doença, que infelizmente vitimiza muitas mulheres, quando seu diagnóstico não é realizado no início da enfermidade.

“Todas as UBSs, e principalmente o Centro de Referência da Mulher (CRM), continuarão com o trabalho de constantes orientações e atendimentos às mulheres de Jandira.” destacou a Secretaria Municipal de Saúde de Jandira.

"

Jornalista Samuel Reis