Educação de Jandira divulga dados da Educação Inclusiva na rede municipal de ensino

Data: 11/01/2022 - Categoria: Notícias - A+ A-

O relatório foi emitido pelo departamento responsável por atuar junto às políticas de inclusão na rede municipal de ensino

A partir dos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Jandira (SMEJ), por meio do seu Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), é possível compreender a importância do trabalho que vem sendo realizado pela secretaria junto às crianças com necessidades educativas especiais.

De acordo com o NEI, em 2021, foi realizado o acompanhamento diário de 158 crianças que estão matriculadas na rede municipal de ensino, sendo que: 50% delas são crianças autistas, 20% apresentam alguma Deficiência Intelectual, 17% têm Deficiência Física, 3% têm deficiência auditiva, e 2%  têm deficiência visual.

As 158 crianças atendidas participaram das aulas regulares , com os demais alunos, e no contra-turno escolar, receberam acompanhamento especializado, através dos Professores da Sala de Recursos Multifuncionais, e Agentes de Educação Especial (AEE), que utilizaram dos equipamentos especializados para uso das crianças com necessidades educativas especiais, que estão disponíveis nas salas de recursos dos 9 Pólos de Educação Especial espalhados na cidade de Jandira.

As Escolas Pólos de Educação Especial são as EMEBs: Vivico Pereira, Monteiro Lobato, Antonio de Oliveira, Edison Alves, Moisés Cândido, Sátiro Alves, Demilson Soares, Francisco Tavares, e Renato Jorge Salum.

Além do atendimento especializado realizado nas salas de Recursos Multifuncionais, a Secretaria Municipal de Educação dispõe de dois intérpretes de LIBRAS, que realizam o atendimento das 5 crianças com deficiência auditiva.

O assessoramento e orientações dos trabalhos de Educação Especial no município, são realizados pelo Núcleo de Educação Inclusiva, que hoje conta, em sua equipe, com uma psicóloga e uma fonoaudióloga.

Para além do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), a Secretaria Municipal de Educação, realizou parcerias com: Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), OSC Tenda da Solidariedade, APAE de Jandira, e com a Secretaria de Saúde de Jandira.

Para 2022, a Secretaria Municipal de Educação aguarda a chegada de novos equipamentos para as salas de Recursos Multifuncionais, além de outras ações com vista na efetividade da Educação Inclusiva no município de Jandira.

Jornalista Samuel Reis