Jandira decreta luto oficial pelo falecimento do Ex. Prefeito de Osasco Guaçu Piteri

Data: 07/06/2021 - Categoria: Notícias - A+ A-

A Prefeitura de Jandira publicou o decreto nº 4.397 de 06 de Junho de 2021, onde determina 3 dias de luto oficial, motivados pelo falecimento do Ex. Prefeito de Osasco Guaçu Piteri.

O falecimento deste importante político da região, foi anunciado pelo seu filho Cláudio Piteri que por meio das redes sociais escreveu: “Com pesar informamos o falecimento de nosso pai, avô e sogro.Foi um exemplo para nós de luta e deixa um legado de dignidade, lealdade e amor ao próximo. Para a família, resta o desafio de seguir seus passos e honrar os princípios que ele sempre defendeu. Pedimos aos amigos que orem pela alma dele e que ele seja recebido pelo senhor celestial com muita luz. Vá em frente! Você é que brilha!!”

Nascido em Pindorama, Piteri ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Após formar-se em 1959 realizou mestrado em sociologia rural pela Universidade de Cornell, Estados Unidos. Ao retornar dos Estados Unidos, ingressou no Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, onde atuou como engenheiro agrônomo até ingressar na política. Em 1964 foi eleito 3º vice-presidente da Sociedade Paulista de Agronomia para o biênio 1964-65.

A carreira política de Piteri iniciou em 1966, quando concorreu ao cargo de prefeito ao lado de Guido Collino. Eleito, teve como obra mais importante a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco que abrigava os cursos de Ciências Econômicas e Administrativas e o Conservatório de Música e Dança Villa Lobos.

Com uma bela trajetória política na cidade de Osasco, Piteri  concorreu a uma cadeira de Deputado Estadual de São Paulo em 1970, sendo eleito com 28.458 votos (a maioria da cidade de Osasco). Após um período na Assembléia Legislativa de São Paulo, Piteri foi eleito Deputado Federal na Legislatura 1975-1979, a qual renunciou para assumir a Prefeitura de Osasco-SP, em 01 de fevereiro de 1977.

Neste momento, além de homenagear o grande cidadão que foi o ex-Prefeito Guaçu Piteri, estendemos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte-os neste momento de luto.