Educação anuncia retorno do PROERD

Data: 10/02/2022 - Categoria: Notícias - A+ A-

O retorno acontece após dois anos

A Secretaria de Educação da cidade informa que o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) voltará a acontecer na rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (14).

O Programa tem sido um importante aliado no trabalho de conscientizar as crianças do 5º ano (10 anos) sobre a importância de dizer “não” às drogas e à violência, principalmente quando considera-se o fato de que estes alunos, ao passarem para o 6º ano, encontrarão um público diferente e, por consequência, há uma maior probabilidade de acesso às drogas e também à cultura da violência como meio de solução de conflitos.

Em Jandira, todos os 1.055 alunos do 5º ano da Educação Básica terão acesso ao Programa, sendo que uma parte receberá as orientações no primeiro semestre, com formatura programada para junho, e a outra metade no segundo semestre, com formatura programada para o início de dezembro de 2022.

Destaca-se que o PROERD é ministrado por policiais militares e tem como principais objetivos:

Desenvolver nos jovens habilidades que permitem evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

Estabelecer relações positivas entre alunos, policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.

"