Secretaria de Meio Ambiente participa de palestra para conscientizar e celebrar o Dia Mundial da Água

Data: 22/03/2022 - Categoria: Notícias - A+ A-

Webinar “Água e Saúde" foi o evento realizado pensando na agenda futura do cuidado com a utilização dos recursos hídricos

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, cidades da região oeste reuniram-se em no webinar “Água e Saúde”, onde foram tratados diversos assuntos, tais como a agenda 2030 e o ODS (objetivo do desenvolvimento sustentável) na questão da água e saúde; água como a essência da vida; os programas socioambientais da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp e cases municipais com ações que impactam a questão da água e da saúde.

Alfabetização hídrica como a aprendizagem sobre a água nas escolas foi um dos temas de importância no que diz respeito aos recursos hídricos, mostrando que já está sendo tratado com os mais novos, para que eles façam um uso consciente desse tesouro natural, porque a água é um assunto multidisciplinar.

No decorrer da palestra foram demonstrados pontos sobre a agenda de 2030. Alguns deles tratados de forma esperançosa, tendo em vista a confiança empenhada nas questões concernentes à alfabetização hídrica.

Além disso, foi ressaltada a criação de marcos políticos sólidos em níveis nacionais, regionais e internacionais, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos mais vulneráveis para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

O evento contou com a participação de nomes que representam as cidades circunvizinhas, assim como o Secretário de Meio Ambiente do município, Marcelo Marques e a equipe da pasta responsável.

Tiago Bento Leite, engenheiro ambiental de Jandira, falou referente à qualidade dos recursos hídricos. “Temos uma população de 126 mil habitantes, sendo que 96% são atendidos pelo abastecimento público. Pensar no todo, ou seja, unir as cidades vizinhas faz com que aconteça a melhora de recursos hídricos”, enfatizou.

"

Jornalistas Beatriz Regiani e André Olimpio