Gestores da Educação recebem nova formação

Data: 06/05/2022 - Categoria: Notícias - A+ A-

A formação foi direcionada aos supervisores, diretores e coordenadores da educação municipal

Nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Educação organizou um evento que teve como tema central o “uso de indicadores de qualidade e Plano de Ação". Após promover formação de diversos segmentos para os docentes da rede municipal de ensino, desta vez a formação foi direcionada aos integrantes da equipe gestora da Secretaria de Educação e das escolas.

A capacitação foi dividida em dois momentos, sendo que no primeiro foram apresentados os conceitos necessários no planejamento para solução de problemas apresentados nas unidades escolares.

Enquanto que no momento seguinte, os integrantes puderam colocar em prática os ensinamentos, aplicando-os em suas respectivas unidades escolares.

A primeira preletora foi a professora Marilu, que apresentou a metodologia PDCA (planejar, executar, avaliar e agir) e seu uso no desdobramento de ações colocadas no Plano de Ação das escolas. Na ocasião, a professora destacou a importância de identificar as “causas raízes” (motivos) dos problemas apontados.

O segundo preletor foi o professor Robson, que tratou sobre os parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante esta apresentação houve o debate sobre a importância da gestão democrática, autoavaliação, além de outros parâmetros essenciais na formulação e implementação de soluções para problemas identificados nas escolas.

Finalizando a primeira etapa da formação, a última preletora, professora Célia, tratou dos parâmetros relacionados ao Ensino Fundamental, destacando a importância do trabalho coletivo, utilização das ferramentas disponíveis por meio da tecnologia da informação e da descrição das etapas do processo, com destaque para identificação da “causa raiz” dos problemas identificados.

Na segunda etapa da formação, os gestores foram divididos em três grupos, onde cada escola, com seu Plano de Ação em mãos, teve a oportunidade de refletir sobre os conteúdos aprendidos, utilizando-os no processo de aprimoramento do documento inicialmente construído.